Portimão & Benagil - Locais de Mergulho

OLIVEIRA e CARMO - OCEAN REVIVAL Wreck (11 - 30 meters)


Este barco, afundado recentemente, já apresenta cardumes de pequenos peixes por todo o lado!! Este local é considerado um naufrágio fácil para mergulhar,adequado a todos os níveis desde Água Aberta, uma vez que se inicia aos 11m até aos 20m no convés do barco (com muitas coisas para ver, sem ter que entrar no interior se não quiser), apesar de ser fácil ir a maior profundidade, e o mergulho teria maior aproveitamento de a pessoa tiver um curso Avançado ou uma Especialização em Naufrágios para fazer uma exploração completa do interior. Venha explorar a casa do Leme, seja o Capitão ao Leme do navio, ou sente-se na cadeira do Capitão!!

Lançado à água: 5 de Fevereiro de 1975
Acrescentado ao efectivo da Armada: 28 de Outubro de 1975. Na cerimónia da chegada do navio a Lisboa, no dia 16 de Novembro, estiveram presentes, para além de individualidades navais espanholas, os capitães-de-mar-e-guerra ECN Pinto Vilela (da Direcção das Construções Navais) e Cunha Freitas (adido naval à embaixada de Portugal em Madrid)

Retirado: 1999 Desactivado: 2000 Desarmado: 13 de Março de 2002Abatido: 1 de Novembro de 2007
Anos de serviço: 24 Indicativo NATO: F 489 Guarnição: 107 elementos Comprimento: 85 metros

Construção: Entre 1972-1975 nos estaleiros da Empresa Nacional Bazan em Cartagena; Lançado à água: 5 de Fevereiro de 1975

4 Navios: "Baptista de Andrade", "João Roby", "Afonso Cerqueira" e "Oliveira e Carmo"; Os seus navios, por estarem equipados para combate anti-submarino e disporem de radares e torpedos, são mais do que corvetas, são fragatas ligeiras. Pensada para marcar presença na Guerra do Ultramar, a sua resolução retirou sentido à utilização destes navios, que passaram então a ser usados como escoltadores oceânicos no âmbito da NATO, e mais tarde, desarmados e com uma guarnição mais reduzida, como navios-patrulha oceânicos na zona económica exclusiva portuguesa. Este tipo de navio foi também vendido para Espanha, Marrocos e para o Egipto.

Afundado: 30 de Outubro de 2012


HERMENEGILDO CAPELO - OCEAN REVIVAL Wreck (11 - 32 meters)


Este barco foi afundado a 15 de Junho de 2013 e já tem muitos cardumes de pequenos peixes por todo o lado!! Este local é um naufrágio fácil para mergulhar, adequado a todos os níveis desde Água Aberta, uma vez que se inicia aos 11m e tem cerca de 20/22m no convés do barco (com muitas coisas para ver, sem ter que entrar no interior se não quiser, foi deixado muito armamento no navio, como canhões por exemplo), apesar de ser fácil ir a maior profundidade, e o mergulho teria maior aproveitamento de a pessoa tiver um curso Avançado ou uma Especialização em Naufrágios para fazer uma exploração completa do interior. Venha explorar a casa do Leme, seja o Capitão ao Leme do navio, ou sente-se na cadeira do Capitão / ou nos canhões!!

Lançado à água: 29 de Novembro de 1966
Acrescentado ao efectivo da Armada: 26 de Abril de 1968
Retirado: 2004 Desarmado: 2005
Anos de serviço: 37
Heráldica:Brasão de armas e estandarte heráldico concedidos a 17 de Dezembro de 1976 Indicativo NATO: F 481 Guarnição: 164 elementos Comprimento: 102.7 metros
Construção: Iniciada em 1966 nos estaleiros Compagnie des Ateliers et Forges de la Loire em Nantes
Classe: A fragata “Comandante Hermenegildo Capelo” é a segunda fragata de uma série de quatro navios encomendados em 1964 pela Marinha de Guerra Portuguesa: “João Belo”, “Hermenegildo Capelo”, “Roberto Ivens” e “Sacadura Cabral”.
Características:
Deslocamento: 2,700t; Comprimento: 102.7m; Boca máxima: 11.7m; Calado: 4.4m; Velocidade Máxima: 23.5 nós; Autonomia: 7,500 milhas(15 nós).
Desde que foi aumentada ao efectivo dos navios da Marinha de Guerra Portuguesa em 26 de Abril de 1968, participou em diversas missões em Africa, em diversos exercícios nacionais e internacionais, missões de busca e salvamento e fiscalização da zona económica exclusiva. Também efectuou viagens de instrução de alunos da Escola Naval.
Afundado: 15 de Junho 2013


Almeida Carvalho – Ocean Revival Wreck (15 – 30 meters)


Este barco foi o último a ser afundado em Setembro de 2013 e é possível ir jogar um jogo de futebol durante o mergulho!! Este local é um naufrágio fácil para mergulhar, adequado a todos os níveis desde Água Aberta, uma vez que se inicia aos 15m e tem cerca de 18 - 20m no convés do barco (com muitas coisas para ver, sem ter que entrar no interior se não quiser), apesar de ser fácil ir a maior profundidade, e o mergulho teria maior aproveitamento de a pessoa tiver um curso Avançado ou uma Especialização em Naufrágios para fazer uma exploração completa do interior. Venha explorar a casa do Leme e seja o Capitão ao Leme do navio!!

Lançamento à água: 30 Julho de 1964

Acrescentado ao efectivo da Armada: 21 Janeiro de 1972. O navio esteve inicialmente ao serviço da Marinha americana até ser adquirido pela Armada portuguesa

Desarmamento:4 Dezembro de 2002 (Portaria 1839/02 de 4 de Dezembro) Abatido: 15 Novembro de 2006
Anos de serviço: 34 Indicativo NATO: A 527 Guarnição: 47 elementos (7 Oficiais; 9 Sargentos; 31 Praças). Comparativamente à guarnição americana, a portuguesa tem mais sargentos e menos oficiais.

Tipo: Navio-hidrográfico

Construção: Iniciada em 1961 e concluído em 1968.

Recuperado e concluído, entrou ao serviço da US Navy em Janeiro de 1969, com o nome de "Kellar". Foi depois adquirido por Portugal e incorporado no efectivo dos navios da Armada em 21 de Janeiro de 1972, tendo entrado em Lisboa pela primeira vez em 12 de Março de 1972 e sido afecto às actividades do Instituto Hidrográfico. Em 1981 efectuou um cruzeiro de cerca de dois meses na República de cabo Verde e em 1984 permaneceu na república da Guiné-Bissau para realizar diversos estudos, nomeadamente na barra do rio Cacheu.

Características particulares de foro hidrográfico:

Para sondagem em águas pouco profundas: Uma embarcação de 8m. Para trabalhos de posicionamento de precisão o navio podia ser operado por comando à distância, leme e motor propulsivo; Possibilidade de embarque e capacidade de alojamento para uma equipa técnica / investigadores; Sistema de ar condicionado para qualquer tipo de clima; Casco reforçado para poder navegar em mares de gelo.

Afundado: Setembro de 2013


ZAMBEZE - OCEAN REVIVAL Wreck (15 - 26 meters


Lançado à água: 31 de Outubro 1971.
Acrescentado ao efectivo da Armada: 20 de Julho de 1972.
Retirado: Setembro 2003 Desarmado: 25 de Setembro 1975
Abatido: 15 de Novembro 2006 Anos de serviço: 31
Indicativo NATO: P 1147 Guarnição: 33 elementos
Construção: Estaleiros Navais do Mondego, Figueira da Foz.
Classe: Cacine

10 Navios: “Cacine”, “Cunene “, “Mandovi”, “Rovuma”, “Cuanza”, “Geba”, “Zaire”, “Zambeze”, “Limpopo”, “Save”; Construída para operações de patrulha costeira e dos rios portugueses em África; Todos os navios desta classe têm nomes de rios africanos e indianos das antigas colónias portuguesas; Os navios são uma evolução tecnológica das LFG - Lanchas de Fiscalização Grande da classe "Argos", construídas entre 1964 e 1965.

Afundado: 30 de Outubro 2012

 


PRAIA DO PINTADINHO (10 metros)

Este é um mergulho fácil e muito bonito ao longo da costa numa baia protegida por uma falésia bem alta de um lado e pelo pontão da marina do outro. Nadamos um pouco à superfície e estamos prontos a descer, no meio das rochas, e a começar o nosso mergulho. São rochas que aparecem no seguimento da falésia com 3 a 4 metros de altura. Contornando a falésia conseguimos mais profundidade e consequentemente encontramos alguns peixes um pouco maiores como o peixe-aranha, salmonetes ou ruivos. É bastante comum encontrar polvos, santolas e chocos. Com um pouco de sorte aparece uma raia ou uma alforreca.


PRAIA DOS CANEIROS (10 metros)


Uma praia com uma rocha principal, também chamada rocha das aves, que sai da água com uma altura de 6 metros. Debaixo de água irá, por vezes, ver as aves a mergulhar à procura de comida. Esta rocha, debaixo de água, tem contornos muito interessantes e perfeitos como locais de protecção para polvos e santolas. Na parte sul encontramos rochas com 4 a 5 metros de altura e muita vida. Local óptimo para mergulhos nocturnos.


SMUGGLERS COVE (5–12 meters)


Se não conhece esta praia tem que vir experimentar! Caminhamos pela falésia, passamos por num túnel e descemos umas escadas, feitas na rocha, para chegar à praia. Em frente irá ver uma rocha com uns 9 metros a sair da água. Perto desta rocha encontramos uma parede muito interessante com rochas de 4 a 5 metros de altura e onde poderemos encontrar Bodiões, Castanhetas, Sargos e alguns nudibrânquios.





Temos mais locais de mergulho para visitar nesta área!

Portimão - Locais de Mergulho

  • Portimão

    37°08'23.8"N 8°31'56.9"W

  • Benagil

    37°05'14.6"N 8°25'34.9"W

Página Inicial Locais de Mergulho

Gosta destes locais de mergulho?
Reserva Agora!